sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Grous parte 4

O grou é uma ave muito elegante, de bico forte e pernas altas, apesar da sua plumagem pouco colorida, em tons de cinzento e preto. Na cabeça tem uma pequena coroa vermelha e duas listas brancas que se prolongam ao longo do pescoço preto.

Os grous instalam-se nas planícies e campos abertos do Alentejo, onde se alimentam de pequenos invertebrados, sementes e raízes, que mais tarde são substituídos pelos montados de azinho onde a sua alimentação é à base de bolota.
Os grous incluem 15 espécies de aves, das quais uma - Grus grus - passa o Inverno em Portugal, vinda das regiões da Escandinávia à Sibéria. Trata-se de uma ave de grande porte semelhante ao de uma cegonha com uma envergadura que pode atingir os 245cm.
As principais ameaças são a perda de habitat por substituição das culturas por áreas de exploração agrícola intensiva, a perturbação dos lugares de dormida e o abate por caçadores. Estas aves são muito importantes para o ecossistema porque se alimentam de insectos e já não é preciso utilizar pesticida.

Os grous nidificam no chão ou nas margens pouco profundas de lagos ou charcas de água. Antes de as fêmeas porem os ovos, o casal pratica a “dança dos grous” com saltos altos, vénias e sons agudos. Os grous acasalam com a mesma fêmea durante toda a vida.

Ovos: 2 ovos de cada vez.
Período de incubação: 28 a 30 dias.
Tanto os machos comos as fêmeas chocam os ovos.

CURIOSIDADES
O Grou é protagonista de mitos e lendas, sendo em certas regiões, um simbolo de longevidade e felicidade.

Os característicos movimentos de dança frequentes na Primavera, podem também ser observados no Inverno, podendo propagar-se de um indivíduo para todo o bando, e podem inclusivé ser induzidos pelo Homem, imitando estes movimentos.

Castro Verde
Com uma zona principal de dormida, espalham-se por 7700 ha de terreno aberto e montado de azinho disperso.

Alimentação

Os grous instalam-se nas planícies e campos abertos do Alentejo, onde se alimentam de pequenos invertebrados, sementes e raízes, que mais tarde são substituídos pelos montados de azinho onde a sua alimentação é à base de bolota.

Migração

Os grous incluem 15 espécies de aves, das quais uma - Grus grus - passa o Inverno em Portugal, vinda das regiões mais setentrionais, da Escandinávia à Sibéria. Trata-se de uma ave de grande porte semelhante ao de uma cegonha com uma envergadura que pode atingir os 245cm.

Grous 3

Como é hábito, por estes meses de Inverno, os campos do Alentejo interior acolhem uma considerável população de grous, proveniente das terras de Leste e Norte da Europa, onde procriam tradicionalmente.

De porte idêntico ao da cegonha, o grou é uma ave muito elegante, de bico forte e pernas altas, apesar da sua plumagem pouco colorida, em tons de cinzento e preto. Na cabeça tem uma pequena coroa vermelha e duas listas brancas que se prolongam ao longo do pescoço preto.

O respeito e a admiração do Homem por esta espécie está patente em diversas manifestações culturais e, desde épocas bastante remotas, os grous são símbolo de Democracia. No nosso Alentejo têm também o significado de liberdade, longevidade, sabedoria e beleza.